quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Governo Wellington Dias continua PT (privatizando tudo)

Por Daniel Solon
Presidente do Diretório Municipal de Teresina



Saiu no Diário Oficial do Estado (de 24/08/2015) e está marcado para amanhã o avanço do processo de privatização da Saúde Pública no Piauí, sob o comando do governo Wellington Dias/PT. O primeiro hospital na mira da privatização via Parceria Público Privada (PPP, via contratação de Organização Social - OS) é o Hospital Regional Justino Luz (Picos-PI).

Se isso se consolida, é um passo largo para o fim do concurso público, das licitações, mais precarização das relações de trabalho dos profissionais de saúde e garantia de muito lucro e todo tipo de desvios para o "dono" da OS.

A Agenda Brasil proposta por Temer e abraçada pelo governo Dilma /PT vem sendo imposta com o apoio da direita (PSDB etc) em nível nacional para atacar direitos e privatizar serviços públicos como a saúde.

A Agenda Piauí, do governo Welington/PT, segue a mesma lógica. Além de privatizar hospitais via OS, também estão na mira da privatização as rodoviárias estaduais (Teresina, Picos e Floriano) e o serviço de água e saneamento hoje tocado pela Agespisa). Até na segurança pública o governo está privatizando. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis, já existem contratos de agentes de investigação terceirizados.

É urgente deter tais políticas de privatização, a exemplo do que se conseguiu em torno da UPA do Renascença. A pressão dos movimentos sociais impediu que Firmino Filho/PSDB privatizasse a UPA através de OS.

É necessária a mais ampla unidade dos movimentos sociais para impedir que os hospitais, as rodoviárias e a Agespisa sejam entregues para a privatização. A Marcha Nacional dos Trabalhadores (convocada para o dia 18) também se dá neste sentido: em defesa dos nossos direitos, contra o ajuste fiscal, contra os governos Dilma, e outros tantos que nos atacam, e contra a direita.

O que a população precisa é de serviços públicos de boa qualidade, e gratuitos. Dinheiro existe para isso, mas tanto Dilma, quanto Wellington e Firmino querem favorecer grandes grupos empresariais, através das privatizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário