quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A educação cansou de tanto descaso!


Entra e sai governo, e a educação continua sem ser prioridade. O caos vivenciado pela educação pública é sentido pela grande maioria da população, sobretudo entre os trabalhadores mais pobres. Em 2012 milhares de jovens em todo mundo se enfrentaram com os projetos de privatização e sucateamento da educação pública. No Brasil, estamos vivendo a maior greve dos últimos 10 anos e que disse não ao REUNI e todo o projeto privatista do PT de Lula e Dilma.
Infelizmente, a realidade da educação de Teresina não é diferente. Atualmente são destinados 18% do orçamento municipal da capital para a educação. A educação pública encontra-se em total abandono, estruturas precarizadas, professores mal remunerados, e uma lógica de ensino estritamente mercadológica. 
 É preciso investir mais na educação pública municipal.  São mais de 93 mil jovens matriculados nas escolas de educação infantil, fundamental e de jovens e adultos, sendo que, apenas 47,3% dos jovens entre 15 e 29 anos frequentam regularmente a escola.  Por outro lado, o ensino privado registra altos índices de lucros e matrículas. São mais de 350 estabelecimentos de ensino privado em Teresina. Enquanto isso, nos últimos quatro anos  foram fechadas  mais  de  20  escolas  públicas no  município.  
Esse quadro revela um total descaso com a educação pública em Teresina, em benefício de um mercado altamente lucrativo, que explora a população carente de serviços públicos de qualidade. Não é a toa que a secretaria de educação é administrada pelo Paulo Machado, um dos maiores empresários dono de escolas particulares.





É preciso dar um basta nesse descaso com a educação pública!

Nós da juventude do PSTU defendemos uma educação realmente pública, gratuita e de qualidade. Por isso exigimos mais investimento na educação pública. É preciso destinar 10% do PIB para educação pública já! 30% do orçamento municipal para a educação pública. A educação não pode mais esperar. Defendemos também  total democracia no interior das escolas, faculdades e universidades; a irrestrita liberdade de cátedra; a mais ampla liberdade de ensinar para os professores e a total liberdade de aprender para os jovens; conselhos deliberativos e paritários formados por professores, alunos e pais (no caso da educação básica); eleições diretas para todos os cargos diretivos; fim dos organismos de controle governamental ou inspeção escolar.
Sabemos que não é possível haver de fato uma educação pública de qualidade, enquanto existir uma sociedade baseada na exploração de milhares de trabalhadores por uma minoria privilegiada. Mas enquanto não superamos esse modelo de sociedade capitalista, podemos avançar em conquistas de melhorias que contribuam com o processo de emancipação da consciência da classe trabalhadora.
Nestas eleições, a juventude que luta e que sonha tem uma alternativa socialista. Com a ousadia de mudar o mundo, vamos juntos construir uma Teresina para os trabalhadores e uma sociedade melhor. Vote Léo Maia 16123.

Venha conosco debater sobre a perspectiva de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Nesta quarta-feira (12/09) na sede do PSTU, rua Desembargador Freitas 1849, esquina com Área Leão, Centro/Norte. Vamos construir um programa socialista para educação pública!