sexta-feira, 20 de julho de 2012

Daniel Solon (PSTU) dialoga com trabalhadores do transporte rodoviário


Na manhã desta sexta-feira, antes do nascer do sol, os militantes do PSTU já estavam na ativa. As 5h da manhã, o candidato a prefeitura de Teresina pelo PSTU, Daniel Solon (16), a candidata a vice, Solimar Silva, o candidato da juventude, Leonardo Maia (16123) e outros militantes do partido começaram a panfletagem com os trabalhadores rodoviários da empresa Transcol.

“Conversamos sobre os problemas do transporte coletivo de Teresina, sobre as péssimas condições de trabalho e salário desta importante categoria. Para o setor de transporte público, que é um serviço essencial, defendemos a criação de uma empresa pública municipal, o fim dos contratos com o Setut (que são inclusive ilegais), redução da tarifa para R$ 1,70, passe-livre para estudantes e desempregados”, explica Daniel Solon.

Daniel ressalta que, enquanto outros partidos fazem acordos com os empresários do SETUT, o PSTU se diferencia, fortalecendo a aliança com os trabalhadores. “O diálogo com os motoristas, cobradores e demais trabalhadores do setor de transporte, é essencial na defesa de um sistema de transporte público de qualidade”.

O estudante da UESPI, Leonardo Maia, enfatiza a defesa de um Sistema de Transporte público, que seja de qualidade e acessível a todas as pessoas. “Para isso, o PSTU dialoga com quem realmente interessa. Não queremos papo com os empresários do SETUT, nosso diálogo e aliança é com os trabalhadores do setor e a população usuária de transporte urbano coletivo, com destaque para a juventude de Teresina, protagonista de uma das maiores e mais importantes lutas em defesa do Transporte Público de qualidade”.

Algumas medidas propostas pelo PSTU para o Sistema de Transporte Público em Teresina:
  • Redução imediata da tarifa para R$ 1,70;
  • Fim do contrato com as empresas do SETUT;
  • Municipalização do sistema de transporte público através da criação de uma Companhia Pública Municipal de Transporte, assim, ao invés do usuário pagar para garantir o lucro milionário de uma dúzia de empresários, o dinheiro gasto, é investido em melhorias no serviço, beneficiando toda a população;
  • PASSE-LIVRE para estudantes e desempregados;
  • Aumento do investimento público em transporte;
  • Integração total de todas as linhas de ônibus, incluindo construção de uma plataforma de integração, dando acessibilidade ao sistema metroviário em nossa capital;
  • Mudança no Conselho Municipal de Transportes, para que este tenha mais de 60% de seus integrantes vindos da população usuária e não do poder público.