sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Resultado da eleição: Teresina continua nas mãos de grandes grupos privados e da oligarquia


Por Daniel Solon,  ex-candidato a prefeito pelo PSTU


Firmino Filho (PSDB), um velho conhecido no cenário político teresinense pelo autoritarismo e práticas de perseguição, voltará à prefeitura municipal, para a alegria dos especuladores imobiliários e grandes empresários, incluindo os de transportes (SETUT), setor sempre beneficiado nas gestões tucanas.

O desgaste sofrido pelo prefeito Elmano Ferrer (PTB) – que enfrentou com truculência as manifestações estudantis (contra o aumento da passagem de ônibus) e a greve de 87 dias dos trabalhadores da Educação Municipal – teve muita importância na derrota eleitoral do candidato de situação.

O resultado das eleições municipais pode ser analisado como uma demonstração da vontade popular de derrotar às políticas implementadas pelo governo de Elmano Ferrer, que recebeu o apoio direto de Claudino/PTB, Wilson/PSB, Wellington/PT e Ciro Nogueira/PP, odiados por parcela importante da população, em especial pelo funcionalismo público, pela política de retirar direitos, arrochar salários e governar para o agronegócio e grandes empresas. Mas esse resultado está muito longe de ser uma vitória da classe trabalhadora, da juventude e do povo pobre de Teresina.  Na verdade, a eleição de Firmino agradou bastante aos grandes grupos econômicos e pode ser resumida na seguinte frase: "Alguma coisa muda, para que tudo permaneça como está". 

Durante o primeiro turno, denunciamos que havia uma falsa polarização entre Elmano e Firmino, justamente porque eles foram aliados durante muitos anos e defendem um mesmo projeto. Por isso, no segundo turno, nós do PSTU defendemos o voto nulo. Firmino foi prefeito por dois mandatos e representa o retorno da velha política do PSDB, que esteve a frente da prefeitura de Teresina por mais de duas décadas . Os tucanos, que assim como o PTB sempre governaram para os ricos e estavam juntos com oligarcas (Hugo Napoleão/PSD e Heráclito Fortes/DEM) e grandes empresários, seguirão com as mesmas políticas de ataque aos trabalhadores, reprimindo e criminalizando os movimentos sociais, mantendo uma “Teresina privatizada”, que está nas mãos de poucos e cada vez menos acessível à classe trabalhadora e à juventude.

Firmino aproveitou-se de muita propaganda enganosa para passar a ideia de que era contra “o blocão dos poderosos” que se formou no 2° turno, e capitalizou o sentimento de oposição aos governos em Teresina. Nada mais falso! Firmino Filho teve toda sua campanha financiada pelos grandes grupos empresariais dessa cidade, assim como o candidato da situação. Agora Firmino vai ter que acertar as contas com quem o financiou, vai tirar a fantasia de democrático que vestiu e fechará a “fantástica fábrica de promessas” que usou durante toda a campanha eleitoral.

Para favorecer os grandes grupos que financiaram a campanha do PSDB, Firmino continuará com a política de terceirizações, beneficiamento de empreiteiras e isenções fiscais. Para o setor de transporte, promete uma licitação (com cartas marcadas) e tentará passar a ideia de que o problema do setor estará resolvido, sem mexer na boa vida das empresas de ônibus. Ou pior, pode tentar de imediato subir o preço das passagens, caso a juventude e a classe trabalhadora não se mobilizem para barrar novos aumentos.

Índice de abstenção mostrou desgaste dos grupos políticos dominantes

O altíssimo índice de abstenção e de votos nulos/brancos no 2° turno das eleições para prefeito de Teresina mostra o grau de desgaste vivido pelos grupos políticos que dominam há décadas o cenário político local. Mais de 118 mil pessoas (cerca de 23% do eleitorado) não foram às urnas ou votaram nulo ou em branco, no último domingo. 

Muitos ataques virão dos governos Dilma (PT), Wilson e Firmino. Mas os trabalhadores e a juventude de Teresina já provaram que com muita mobilização são capazes de arrancar vitórias dos governos que aí estão.  Para isso é preciso reaglutinar todos os setores que se puseram em mobilização em Teresina, seja aqueles que lutaram contra o aumento das passagens, que participaram de greves recentes do funcionalismo público, dos trabalhadores da iniciativa privada, do movimento popular e daqueles constroem as lutas contra as opressões. 

Para barrar todos os ataques do PSDB e demais governos, o PSTU chama os militantes do PSOL, PCB e ativistas independentes a construir uma unidade em torno de uma Teresina e um Piauí para a classe trabalhadora.

Danilo Gentilli manda tirar vídeo do PSTU do Youtube


Vídeo denunciava racismo de apresentador, que perguntou "quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá" a ativista do movimento negro


DA REDAÇÃO
 


 
 
  Vídeo foi retirado a mando de Gentili, segundo Youtube


• Um vídeo que denunciava as piadas racistas do “comediante” Danilo Gentilli, postado no Youtube peloPortal do PSTU, foi retirado do ar nesta quinta-feira.

Segundo a notificação do Youtube, o vídeo foi retirado devido a reivindicações de direitos autorais de Gentilli. “Recebemos reivindicações de direitos autorais sobre o material que você enviou, como segue: o de Danilo Gentili sobre o vídeo "Quantas bananas vc quer pra deixar essa história pra lá?", afirma o comunicado do Youtube.

Quantas bananas você quer?
O vídeo publicado pelo Portal do PSTU trazia uma entrevista com Thiago Ribeiro, jovem negro de 29 anos que, recentemente, denunciou Gentilli por suas piadas de explícito conteúdo racista. Cansado das piadas sem graça do “comediante”, Thiago Ribeiro postou no Youtube um vídeo com uma coletânea de piadas racistas de Gentili. O vídeo obteve 800 visualizações, inclusive uma visualização do próprio Gentili, que conseguiu tirar o vídeo do Youtube por meio da cláusula de uso de imagem.

Através do seu perfil no Twitter, Thiago interpelou Gentili sobre a proibição do vídeo. A resposta de Gentilli foi pra lá de desprezível: “vamos esquecer isso... Quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá?", escreveu o comediante em seu Twitter. Na sequência, muitos seguidores de Gentilli desataram ataques racistas contra Thiago. Todos eles, inclusive Gentilli, foram denunciados por crime de racismo ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal sobre o ocorrido. Também foi realizado um Boletim de Ocorrência na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Gentilli se utilizou do mesmo expediente para retirar, do youtube, a entrevista de Thiago ao Portal do PSTU. Em três dias de exibição, a entrevista já tinha sido visualizada por mais 4.100 usuários.

Como se não bastasse, para defender suas piadas racistas, Gentilli se apóia no direito à “liberdade de expressão”. O que só pode ser uma piada de mau gosto do “comediante” que não tem o menor escrúpulo em censurar qualquer crítica a algo que mais do que uma simples piada: é crime, tipificado em lei. 

Se você ainda não viu o vídeo, assista aqui sua nova versão. Agora, com a censura imposta por Gentilli.




fonte: pstu.org.br

Travesti é assassinada em Belém e mostra a urgência da aprovação da PL 122


Assassinatos de homossexuais no país batem recorde em 2012; no Pará já foram 10 mortos só em 2012


LÉLIA OLIVEIRA*, DE BELÉM (PA)
 

• Depois de quatro meses de um atentado contra travestis na Travessa Barão do Triunfo com a Avenida Almirante Barroso e que deixou uma vítima fatal, outra travesti é encontrada morta na mata da CEASA, no último dia 28 de outubro. Emerson Moraes Costa, de 18 anos, ou Raica, como era conhecida, teve seus pés amarrados e a cabeça envolvida em papel filme, e recebeu um tiro na nuca e outro nas costas.

Ainda não se sabem as razões que levaram os assassinos a cometerem esse crime, mas a Divisão de Homicídios e a Delegacia de Combate aos Crimes discriminatórios e Homofóbicos trabalharão conjuntamente na investigação para saber se a motivação teve caráter homofóbico ou passional.

Crescimento da violência homofóbica 
De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o número de assassinatos de homossexuais no Brasil novamente atingiu o ápice em 2012. De janeiro a setembro já são 270 homicídios, demarcando um crescimento da violência contra homossexuais pelo sétimo ano consecutivo.

No Pará, segundo o Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta), no ano de 2010 foram registrados dez casos de homofobia. Ano passado, 2011, foram registradas 22 vítimas fatais e em 2012 já passam de dez os casos de violência extrema contra vítimas LGBT.

Esses números dão uma noção do que a ideologia homofóbica é capaz e do porque o PSTU luta pela criminalização da homofobia, pela aprovação do Kit-homofobia e pela garantia de direitos dos LGBT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Todos os dias um LGBT é agredido fisicamente, e as agressões psicológicas são constantes. Não existe Lei Federal que proteja os homossexuais no Brasil e a impunidade é o grande “incentivo” para que os crimes continuem acontecendo. A cada 21 horas um homossexual é morto no Brasil.

O PLC 122/06, que tem por objetivo punir os casos de discriminação que tem por motivação a orientação sexual ou identidade de gênero, foi entregue por sua autora Marta Suplicy (PT) para ser reescrito, justamente por aqueles que incentivam a homofobia: a bancada fundamentalista cristã. Resultado: a nova versão não prevê punição para discursos homofóbicos. Por isso, defendemos a aprovação imediata do PLC 122/06 original, que proíba e puna as práticas homofóbicas, sem concessões do governo aos fundamentalistas, para que casos como esses que vem ocorrendo em Belém não aconteçam. Para que os assassinos de homossexuais sejam criminalizados por sua homofobia. 

•Membro do Comitê Pró Secretaria LGBT do PSTU PARÁ
fonte: pstu.org.br