sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Geraldo Carvalho participa da Parada da Diversidade na coluna da CSP-Conlutas e do PSTU
Tudo é festa! Candidatos se misturam na parada gay de Teresina-2010.
Por: Patrícia Costa

No meio da multidão de 50 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, da Parada da Diversidade 2010 de Teresina, candidatos às eleições aproveitaram para distribuir panfletos e levantar a bandeira de suas candidaturas. Candidatos do PSOL, PSTU, do PP, como Geraldo Carvalho e Iracema Portella, desfilavam desinibidamente entre gays, lésbicas e simpatizantes do movimento, Outros gestores públicos participavam de uma forma mais tímida, como Sônia Terra, da Fundação Cultural, mas encontrando espaço para distribuir a simpatia de candidato.

A concentração da Parada da Diversidade ocorreu na praça da Bandeira às 16 horas. Os trios elétricos saíram percorrendo as ruas do centro de Teresina às 17h30min tendo parada final na praça do Teatro 4 de Setembro.



Para a organizadora do evento, Marinalva Santana, a parada deste ano aproveita para chamar atenção do voto consciente. “A Parada da Diversidade acontece sempre na última semana do mês de agosto. Esse ano aproveitamos para chamar atenção do voto consciente, e cuidado na hora de votar. Muitos aproveitam esse momento para fazer de palanque eleitoral, mas na hora mesmo de fazer isso não ocorre, então é preciso ter cuidado”, diz a diretora do Matizes.


Pelo PSTU, Geraldo Carvalho, candidato a governo do Estado se fez presente e distribuía panfletos, como o tema “Homofobia é crime, capitalismo mata”.

“É na luta organizada do povo que muitas mudanças acontecem. É preciso superar o preconceito e se unir contra a opressão capitalista” disse o candidato. Ele diz que o partido vai defender a união civil de casais do mesmo sexo e lutar pelo fim do crime a homofobia.

De acordo com a Polícia Militar na Parada estiveram aproximadamente 50 mil pessoas.
Veja mais fotos da parada:






















PSTU na Parada da Diversidade no Piauí
Candidatos pedem voto na 9ª parada e apóiam casamento gay
Cerca de 30 mil pessoas acompanham o movimento. Ruas do centro estão completamente tomadas pela alegria



A 9ª Parada da Diversidade atraiu candidatos que aproveitaram o movimento para fazerem corpo-a-corpo e pedirem voto. Cerca de 30 mil pessoas participaram da passeata que parou o trânsito de Teresina na tarde desta sexta-feira (27). Os candidatos ao governo do Estado, Geraldo Carvalho (PSTU), e Romualdo Brasil (PSOL) fizeram panfletagem contra a homofobia e defenderam o casamento gay.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com



O evento deve passar ainda pela Rua Coelho de Resende até parar na Praça Pedro II, onde acontecerá o grande Show da Diversidade.



Atualizada 17h40
Safira Bengel está promovendo conscientização durante a 9ª Parada da Diversidade do Piauí, para que eleitores LGBT não votem em candidatos homofóbicos. A iniciativa faz parte de um movimento nacional intitulado “Voto de homossexuais é igual ao de qualquer um”.



Na concentração do evento, que acontece na Praça da Bandeira, centro de Teresina, estão bonecos gigantes dos candidatos a deputado estadual Themístocles Filho e Marlos Sampaio.

Atualizada às 17h25
A candidata à Câmara Federal pelo PP, Iracema Portela, também está presente na concentração da 9ª Parada da Diversidade. “Foi convidada como cidadã para prestar apoio a causa e para dizer que sou contra a homofobia”, pontua.

Já o candidato ao governo do Estado, Geraldo Carvalho (PSTU), garante que o evento é uma oportunidade importante para efetivar o apoio aos LGBT. “O PSTU trás a sua posição para que o eleitor saiba que estamos em defesa dos homossexuais e contra qualquer tipo de opressão”, diz.




O evento conta com três trios que emanam músicas eletrônicas por todo o centro da cidade. O movimento também é acompanhado pelo bem humorado “Caminhão das Raparigas”. Estudantes e jovens também aderem à Parada.

Atualizada às 17h25
Milhares de pessoas já estão se concentrando na Praça da Bandeira, centro de Teresina, de onde partirá a 9ª Parada da Diversidade realizada pelo Grupo Matizes, na tarde desta sexta-feira (27). Muitos políticos aproveitam o aglomerado de participantes para promover suas propostas.




Os concorrentes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) são um exemplo desta prática. Geraldo Carvalho, candidato ao governo do Estado, está distribuindo panfletos abordando o tema “Homofobia é crime e capitalismo mata”.

O candidato ao senado Gervásio Santos e aspirantes à deputado estadual do PSTU, também apóiam o movimento e divulgam seus ideais na busca por eleitores.

Segundo Marinalva Santana, diretora do Grupoi Matizes, a expectativa é que a Parada reúna cerca de 40 mil pessoas marchando pelo centro de Teresina. O tema deste ano é (con)Viver com a Diversidade faz a Diferença.





Muitas faixas apoiando o casamento entre pessoas do mesmo sexo estão espalhadas pela Praça da Bandeira que recebe, neste momento, apresentações culturais dos grupos Afro Axé e Coisa de Nêgo.

Flash de Yala Sena
Redação de Lívio Galeno
redacao@cidadeverde.com