quinta-feira, 19 de julho de 2012

Candidato do PSTU cobra investimentos no setor elétrico para combater apagões em Teresina


Daniel Solon manifesta apoio à greve dos eletricitários e quer que governo federal negocie com a categoria


Os candidatos a prefeito e vice-prefeita de Teresina pelo PSTU, Daniel Solon e Solimar Silva, fizeram visita de apoio à greve dos trabalhadores da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) nesta quinta.  Na terça, Daniel Solon já havia visitado a greve dos trabalhadores da Eletrobras-PI (antiga Cepisa). Os eletricitários reivindicam melhores salários, mais investimento público no setor elétrico e reversão do processo de privatização do setor.

 “Ouvimos engenheiros e trabalhadores da Chesf e Eletrobras-PI que atuam diretamente na chamada linha-viva, que garantem a distribuição de energia na casa da população. Eles demonstram que todos os problemas de constantes oscilações de energia, prejudiciais aos eletrodomésticos em nossas casas, e também os constantes apagões em Teresina são causados por falta de investimentos no setor elétrico”, disse Daniel Solon. “A privatização destas empresas está acontecendo gradativamente, através de terceirizações. Isso agrava a situação do setor e piora a qualidade da energia e aumenta o preço ao consumidor. Precisamos reverter esse processo”, continuou.

“Como fazer a cidade se desenvolver plenamente, e garantir condições de abastecimento de energia para iluminação rural de boa qualidade, que garanta que os assentamentos tenham horticultura irrigada, se temos uma péssima energia no Piauí? O programa Luz Para Todos fornece energia monofásica, que não atende às reais necessidades das comunidades rurais”, afirmou.  

“A própria Constituição Federal fala em combate às desigualdades regionais.  Para combater a desigualdade de desenvolvimento econômico regional, é preciso que o Governo Federal faça investimento maciço na Chesf e Eletrobras-PI. É necessário valorizar os servidores da Chesf e Eletrobrás e as próprias empresas públicas para reverter a grave situação em que vivemos”, defende. “Além de investir na Chesf e Eletrobras-PI, é preciso investir muito mais em outra matriz energética como a solar e eólica no Piauí, que têm impactos ambientais mais reduzidos”, disse.  

De acordo com Daniel Solon, os teresinenses têm grande queixa contra a qualidade dos serviços de energia na cidade.  “Basta um simples sereno para Teresina sofrer apagões. As ruas e praças escuras ou muito mal iluminadas e os talões de luz são cada vez mais caros. O dinheiro que a população paga de taxa de iluminação para a Prefeitura fica escondido, na escuridão”, completou.