quinta-feira, 8 de julho de 2010

Geraldo ataca agronegócio: "retorno da escravidão"

(cidadeverde.com)

08/07/10

Geraldo Carvalho (PSTU) denuncia agronegócio e se mostra diferente dos outros candidatos da direita ao governo do Estado do Piauí

O professor Geraldo Carvalho, candidato a governador pelo PSTU, é o terceiro entrevistado do quadro Fala Candidato no Jornal do Piauí. Em suas declarações, o socialista criticou a instalação de grandes empresas no Estado, mostrou-se contra o agronegócio, e posicionou-se contra os candidatos Silvio Mendes (PSDB), João Vicente Claudino (PTB) e Wilson Martins (PSB), os quais dizem ser financiados por grandes empresas e herdeiros de uma mesma política neo-liberal que só beneficia o privado.



“Partimos de um programa que reflita as necessidades da classe trabalhadora e pobre do nosso país e do nosso Estado; de ruptura com o imperialismo, que assegure a soberania do nosso país”, garantiu. Carvalho afirma que os governos atuais promovem um desmonte do Estado, a destruição das políticas públicas universais – como saúde e educação – e a expansão do agronegócio.

O candidato do PSTU afirma que o modelo de desenvolvimento através do agronegócio no Piauí é altamente destrutivo e um retrocesso. “Dois pesquisadores da universidade mostraram que 90% dos empregos no agronegócio e cerrado são semi-escravos. É uma volta do escravismo. A Suzano (indústria de celulose) trará a morte do rio Parnaíba”, assegura. Ele afirma ainda que se for eleito acabará com o incentivo fiscal a estas grandes empresas. “Estes projetos em execução no Piauí são de empresas que foram expulsas de outros lugares do país, porque lá não tem mais de onde tirar e vem destruir aqui”, descreve. Para Carvalho, o modelo ideal a ser implantado é o de agricultura familiar que vise a produção de alimentos para consumo humano direto, como arroz e feijão.




Partido
O candidato do PSTU também aproveitou para tecer críticas aos seus adversários, o primeiro alvo foi o plano petista. “O PT ao chegar ao governo com suas alianças com PMDB e outros partidos assumiu o programa neo-liberal. Não mudou o governo, mudou o aprofundamento da política”, apontou.

“PT copiou o programa do PSDB, e a gora o discurso do PSDB é o do bom gestor. É balela. Precisamos saber quais as necessidades do povo brasileiro. O desemprego. É preciso construir obras públicas, investir em reforma agrária e agricultura familiar”, diz Carvalho que considera o Movimento dos Sem Terra um dos mais importantes das últimas décadas.

Geraldo Carvalho disse ainda que os candidatos João Vicente Claudino (PTB), Wilson Martins (PSB) e Silvio Mendes (PSDB) tem muitas semelhanças. “Os três são financiados por grandes empresas, empreiteiras, bancos. Qualquer um deles eleito irá aprofundar e agravar os problemas do Piauí. Não vejo diferença entre eles. São representantes da mesma política universal de desmonte das políticas públicas, do agronegócio, de rompimento com a reforma agrária, dependente de transferir o nosso dinheiro para o exterior”, acredita.



Educação, Saúde e Segurança
Geraldo Carvalho diz ainda que os modelos políticos atuais abandonaram a educação e a saúde públicas para privilegiar as privadas. “Precisamos abrir mais escolas públicas, investir em educação fundamental, ensino médio, superior. A Uespi está abandonada, precisa de autonomia financeira. O HGV está sendo reformado, mas dois andares estão comprometidos com os planos de saúde privado. Não é para atender o público, mas o privado”.

Sobre Segurança, o candidato diz que para diminuir a violência é preciso atacar a falta de emprego e alimentação, investir em saúde e educação. “Isso resolverá em grande parte o problema da segurança”, pontuou. Para encerrar sua entrevista, o candidato defendeu um salário para professores com base no Dieese de R$ 2.100 e garantiu que fará o reajuste ao ser eleito, pretendendo ainda abranger a mesma medida a todos os funcionários públicos estaduais.

Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

0 comentários Links para esta postagem

Hallysson Ferreira, vice de Geraldo Carvalho (PSTU), fala à TV Meio Norte


O candidato a vice governador pelo PSTU, Hallysson Ferreira, esteve hoje (08/07) pela manhã dando entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte.

Hallysson esclareceu sobre a importância das candidatura do PSTU nestas eleições. As candidaturas do PSTU estão a serviço das lutas da classe trabalhadora.
Dentre os vários assuntos debatidos estiveram presentes bandeiras
históricas como o não pagamento das dívidas interna e externa, a reforma agrária sob controle dos trabalhadores/as e, ainda, temas como a preservação do cerrado piauiense, aumento da produção da agricultura
familiar.

Estiveram presentes também as demandas da educação como o aumento dos salários e melhoria das condições de trabalho, além de uma saúde pública de qualidade que possa servir a população pobre e trabalhadora do Piauí e não somente os planos de saúde privadas.

Hallysson, ao estabelecer as diferenças básicas entre as candidaturas
governistas e da oposição de direita e as candidaturas do PSTU, afirmou que "enquanto nós defendemos um programa classista e socialista as candidaturas ditas majoritárias defendem um programa que favorece a especulação financeira, o agronegócio e a destruição ambiental".
O candidato a vice governador do PSTU, Hallysson Ferreira, finalizou sua entrevista convidando os/as trabalhadores/as e a juventude para
participarem da primeira rodada de debates que o partido estará
promovendo com o objetivo de construir o seu programa de governo para o Estado. O evento acontecerá no próximo sábado às 9h, no ex-Cefet e atual IFPI.