quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Daniel Solon PSTU 16 no portal 'Vozz.com.br'


Daniel Solon: "Estão usando o status eleitoral para fazer espetáculo de humor"

Publicado em 26/09/2012 às 16h13
Na manhã desta quarta-feira o Portal Vooz recebeu a visita do candidato à prefeitura de Teresina Daniel Solon, dando sequencia a rodada de entrevista com os sete concorrentes a prefeitura da capital.

Durante a entrevista, os candidatos tiveram a oportunidade de expor suas propostas em relação à educação, saúde, mobilidade urbana, sistema de transporte público e assuntos que dizem respeito a sociedade de um modo geral.
Imagem: Milana SantosDaniel Solon em entrevista ao Portal Vooz(Imagem:Milana Santos)Daniel Solon em entrevista ao Portal Vooz
Daniel Solon tem 36 anos, professor de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em História do Brasil, e servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), é candidato pelo PSTU.

Campanha-‘’ O lema da nossa campanha é Teresina para os trabalhadores, para dialogar com a questão central da cidade, que é uma questão que a gente não vivencia somente hoje, mas de forma histórica que a cidade é voltada para os interesses dos ricos, dos grandes proprietários de imóveis, quando a gente diz Teresina para os trabalhadores é para romper com a lógica Teresina da privatização, que é o que a gente vê hoje, colocar Teresina a disposição de quem mais precisa dela. Teresina é privatizada em todos os serviços públicos: educação, transporte, saúde, a questão da limpeza pública, cultura, em vários aspectos Teresina hoje está dominada pelos grandes empresários e nós queremos que a população que mais pobre usufrua de direitos que são negados hoje. ’’

Educação Infantil - ‘’ Hoje a gente visita os bairros e percebe que a maior demanda é da questão de creches, as CMEIE´s hoje existentes não dão conta, não existe creche em tempo integral, é um setor que tem uma grande demanda. Tem mães que deixam de trabalhar porque existe apenas um horário na CMEIE e a prefeitura ainda quer fechar, como é o caso da São Miguel. É uma proposta nossa a questão da creche em tempo integral, não deixar as salas superlotadas, reduzir o número de alunos, ter mais pessoas de fato qualificadas dando aulas, ter local adequado.

Saúde- ‘’ Saúde é um direito e ele deve ser exercido pelo Estado e como complementar pela iniciativa privada, só que em Teresina é o contrário, a maioria dos postos de saúde em Teresina são privados para melhorar os postos lá da zona rural nós temos que mexer com interesses muitos grandes dos empresários do setor de saúde em Teresina, que é o resultado da isenção de impostos da prefeitura, do Estado é resultado de dinheiro do SUS diretamente e enquanto isso os hospitais públicos e postos da periferia estão sucateados. Dinheiro público é para saúde pública, dinheiro público é para a educação pública. Os hospitais devem ser municipalizados, assim como também deve ter um aumento para a verba do município, que para se ter uma melhor sobrevivência. Pelo menos 6% do PIB da nação sejam destinados exclusivamente à saúde pública para uma qualidade de atendimento’’.


Transporte Público
- ‘’ Quem tem filho na escola sente a dificuldade que se tem para pagar passagem de ônibus, muitas vezes as famílias vão de ônibus e voltam a pé por não ter como pagar duas passagens. As empresas de transporte em Teresina são altamente lucrativas e o serviço a gente conhece, são ônibus lotados, quebrados, essas empresas se movimentam não para prestar um serviço público de qualidade, mas para ter uma alta lucratividade. Se realmente fosse um preço adequado nós teríamos dinheiro revestido em qualidade e que também garanta o passe livre estudantil e para desempregados., é viável, basta ver a alta lucratividade de uma empresa, em apenas um dia, um ônibus rodando, a empresa lucra a quantia suficiente para pagar motoristas e cobradores, existe estudo para isso, os outros 29 dia é de lucro’’.

Integração-
 ‘’ A integração é uma demanda da população, mas a integração que é colocada é falsa, apenas 3% das linhas tem integração e é uma integração que veio com o aumento, defendemos a revogação da passagem para R$ 1, 70 e que seja uma integração atemporal, e que tenha todas as linhas e ainda integrada com o metrô, pois o tempo não é suficiente. A questão do transporte público vai de acordo com o direito de ir e vir, é a sobrevivência racional da cidade, a gente vê hoje é o engarrafamento muito grande devido à precariedade do transporte coletivo empurrando a população a se endividar, aumentando a poluição, problemas respiratórios, aumenta a questão dos acidentes, aumenta o custo de vida das pessoas. O melhor é que se trabalhe a melhoria do transporte coletivo e não individual, para que a cidade possa se movimentar, de preferência através dos trilhos, o metrô. O Estado tem que subsidiar a passagem, deixe de cobrar alguns impostos, para garantir um preço mais barato’’.

Segurança Pública- ‘’ O aumento da violência e das drogas são consequências do abandono do Estado, garantir geração de emprego, o lazer, cultura para jovens é um dever. A reeducação do menor infrator tem que ter acesso a emprego, lazer, escola pública de qualidade, defendemos um grande programa de obras públicas para garantir emprego e isso é feita através da criação de empresas municipais de obras, isso gera emprego e faz movimentar o comércio,. Quando se tem emprego se tira o risco de se ter criminosos, possibilitando melhorias significativas’’.

Cultura e Lazer- ‘’Quando se fala em lazer a praça que antes era local de lazer, hoje é para a prática de crimes, as pessoas ficam com medo de sair de casa, a juventude tem que ter lugares para a prática de esporte, quadras. Quando se fala em cultura, também ter que se criar espaços para esses artistas. Nós queremos que se crie a secretaria de cultura, tendo um conselho municipal de cultural, que tem poder deliberativo não só construtivo e que seja administrado pelos próprios artista, produtores culturais e que também se crie um fundo municipal de cultura tirando da mão dos empresários o poder para um show, um espetáculo teatral.

Campanhas a Prefeitura de Teresina-
 ‘’ Existe uma falsa polarização existem dois candidatos com campanhas bilionárias, que estão usando o status eleitoral para fazer espetáculo de humor, porque fica mais fácil para esconder os problemas da cidade e também as semelhanças entre eles, os projetos são iguais que disputam a cadeira da capital para continuar gerenciando para os grandes empresários. O Firmino fala que o Elmano é ligado aos grandes empresário, mas ele esquece que há oito anos ele também fechou acordo com o João Claudino. Eles são financiados por grandes empresas e não é difícil saber. Existe a opção de escolha para ser a favor da luta, nós queremos consolidar nossa caminhada pelos bairros denunciado essa falsa polarização de candidatos que antes eram aliados e agora estão divergindo para uma campanha de prefeito’’.

Fonte: Ruth Carioca

Edição: Redação Vooz

Contato: redacao@vooz.com.br