segunda-feira, 27 de agosto de 2012


               PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO

    Rua Desembargador Freitas, 1849. (86) 8843 6272. pstupiaui@gmail.com / pstu.org.br

NOTA SOBRE A OCUPAÇÃO À REITORIA DA UESPI PELOS PROFESSORES E ESTUDANTES E O SUCATEAMENTO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR ESTADUAL PELO GOVERNO WILSON MARTINS (PSB)

No dia 27/08, professores e estudantes da UESPI realizaram uma Assembleia Geral para debater o movimento grevista, que já entrava na terceira semana, e por unanimidade decidiram ocupar de forma pacífica a reitoria da Universidade como ato simbólico de pressão política para a negociação com o reitor Carlos Alberto (PT) ou com o governador Wilson Martins (PSB).
Professores e estudantes juntaram forças para exigir do governo estadual do PSB autonomia financeira, que visa a desvinculação imediata da conta da UESPI com a conta única do estado, a destinação de 5% do orçamento líquido do estado para a UESPI, assistência estudantil, que visa o início imediatamente a construção do restaurante universitário do Campus Torquato Neto e construção de RU’s em todos os outros campi da UESPI, ampliação da estrutura física das bibliotecas de todos os campi e a ampliação do acervo bibliográfico, a reavaliação da decisão de adesão da instituição ao ENEM e, por último, a anulação da decisão constante no Memo. Circular PREG Nº 029/2012, relativo à ameaças a professores substitutos que ora participam da greve dos docentes.
Diante dessa pauta de reivindicações, mais uma vez as posições da reitoria da UESPI, que tem à frente um membro do Partido dos Trabalhadores, o Sr. Carlos Alberto, e a do governo Wilson Martins (PSB) foram de intransigências e desrespeitos à categoria em greve. Nenhumas das autoridades acima se propuseram a abrir nenhum canal de diálogo. O governo Wilson Martins, da mesma forma que procedeu na Campanha SOS UESPI, realizada no ano de 2011, vem ignorando o movimento, não tem atendido com seriedade as propostas feitas pela Associação dos Docentes da Uespi, ADCESP, e os estudantes.
Essas posturas demonstram o quanto os partidos políticos que estão à frente dessa instituição de ensino superior estadual, PT e PSB, ignoram os problemas por quais passam a UESPI e todo o ensino estadual. Por isso, diante do descaso do governo estadual e da arrogância do reitor, não houve outra saída para a categoria de professores e estudantes da UESPI, que tanto lutam pela valorização dessa instituição de ensino, a ocupação da reitoria como forma de pressionar as autoridades estaduais a negociarem suas pautas de reivindicações.
O PSTU vem a público dar o seu apoio incondicional a essa luta e a essa campanha pela valorização da UESPI  e, ao mesmo tempo, exigir do governo Wilson Martins (PSB) e do reitor Carlos Alberto (PT) a abertura das negociações e o pronto atendimento de todas reivindicações colocada pela ADCESP e a categoria estudantil junto ao governo e à reitoria.
TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À
 LUTA DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UESPI