sexta-feira, 25 de julho de 2014

PSTU realiza “bandeiraço” hoje (25/07) na praça da bandeira


Nesta quinta-feira, 25/07, o PSTU realizará um “bandeiraço”, às 17h, na Praça da Bandeira, centro de Teresina, em alusão ao dia latino americano e caribenho de luta das mulheres negras. O partido reivindica essa data por entender que outra sociedade não será construída sem a libertação daquelas que tem a sua história marcada pelo peso do machismo e do racismo.  
Em diversos aspectos da sociedade, observa-se o lugar que ocupa hoje a mulher negra, um lugar de inferioridade no mundo do trabalho, das maiores estatísticas no âmbito da violência, sendo as que mais sofrem com as privatizações, o desinvestimento dos serviços públicos de transporte, saúde, moradia e ainda a gigantesca falta de vagas nas creches para os seus filhos.
Segundo o dossiê Mulheres Negras de 2013, 76,1% das mulheres piauienses são negras, percentual que localiza o estado dentre os que possuem maior número. Nesse sentido, o PSTU considera que é preciso resgatar a força e a coragem das mulheres que resistiram às condições de escravidão, das mulheres quilombolas e indígenas, para que juntos, homens e mulheres trabalhadoras lutem contra o capitalismo que se nutre da opressão para garantir o lucro acima de tudo.
O partido prioriza essa discussão, tendo um programa avançado no combate ao racismo, homofobia e machismo. A candidata à vice-presidente pelo PSTU, Cláudia Durans, é mulher, negra, professora universitária, atuante no movimento negro, iniciou sua militância em São Luís (MA), com apenas 16 anos e continua combatendo o racismo e toda forma de opressão e exploração.

Candidatos do PSTU priorizam campanha nas portas de fábricas



Nesta quinta-feira (25/07), o candidato ao governo do estado, Daniel Solon e demais candidaturas do partido, realizaram uma panfletagem nas imediações de uma fábrica de confecções, localizada na zona sudeste de Teresina. Buscando uma aproximação cada vez maior com trabalhadoras e trabalhadores do setor operário, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU reforça sua campanha nas portas de fábricas e nos bairros populares.

A proposta do partido para essas eleições é priorizar a campanha com os trabalhadores da indústria têxtil, gráficos, construção civil e demais setores precarizados.  De acordo com Daniel Solon, as condições de trabalho em muitas fábricas e obras chegam a ser desumanas, com turnos que extrapolam a carga horária permitida, baixos salários, falta de equipamentos de proteção individual, além da perseguição e assédio moral para que os trabalhadores não se filiem aos sindicatos. O partido aposta que a classe trabalhadora perceba suas candidaturas como representativas dos setores explorados e oprimidos no estado.