segunda-feira, 28 de julho de 2014

Daniel Solon defende fortalecimento da Fapepi e gratuidade nas especializações da UESPI



 O candidato a governador pelo PSTU, Daniel Solon, defende o incentivo à pesquisa científica para fortalecer ações de desenvolvimento sócio-cultural no Piauí. “Para isso, é necessário reestruturar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), que tem pouquíssimos recursos e não está dando o suporte necessário para que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) também se desenvolva como deveria”, afirma Daniel Solon, que é professor da UESPI e conhece bem a realidade destas instituições. Ele também defende o fim das mensalidades nos cursos de pós-graduação (especialização) realizados pela UESPI. Recentemente, uma decisão da Justiça Federal (TRF 1ª Região) considerou ilegítima a cobrança de mensalidades em universidades públicas.

“A cobrança de mensalidades em universidades públicas não deve acontecer, em nenhum curso, seja ele de graduação ou pós-graduação. Hoje há uma demanda social muito forte por cursos de especialização, e a oferta deste tipo de pós-graduação nas maiores universidades públicas do Piauí, como a Uespi e a Ufpi, é feita em sua grande maioria através de cobrança de mensalidades dos estudantes. Educação é um direito. Não deve ser tratada como mercadoria. Por isso, o Estado deve garantir recursos suficientes para a UESPI ofertar todos os cursos de especialização de forma gratuita, e com boa qualidade”, opina Daniel Solon.

“Os professores da UESPI se esforçam cotidianamente para garantir uma boa oferta do ensino de graduação e também de pós-graduação, através das especializações. Com o estímulo do Estado, através de financiamento adequado, e contratação de mais professores efetivos com mestrado e doutorado, será possível a UESPI ofertar cursos de especializações gratuitas, e sem que os docentes sejam sobrecarregados com maior jornada de trabalho. Melhorar os salários dos professores e servidores da Uespi também faz parte deste processo”, continua Daniel Solon.

O candidato do PSTU afirma que a maior parte dos problemas hoje enfrentados pela UESPI são conseqüência do problema do financiamento da Instituição, assim como acontece na Fapepi. “As verbas para a Fapepi são irrisórias e praticamente não há estímulo à pesquisa. A Fapepi  precisa atuar em conjunto com a UESPI para criação de cursos de pós-graduação em nível de mestrados e doutorados, em diversas áreas, e também gratuitos. Investir na pesquisa, ampliando o número de bolsas e melhorando os valores, é um ponto de apoio importantíssimo para melhoria da Educação, da Saúde e do desenvolvimento social no Piauí ”, afirma.


O governo estadual é obrigado, pela Constituição do Piauí, a investir 30% dos recursos na Educação. “Acontece que nenhum governador obedece a Lei Maior do estado e investe no máximo 25%, sendo que parte dos recursos vai para a iniciativa privada. É preciso, no mínimo, atender à Constituição Estadual, e garantir que todos os investimentos aconteçam somente na Educação Pública. Além disso, é preciso criar uma Lei que garanta maiores repasses para a UESPI e que garanta autonomia financeira e administrativa para a Universidade”, completou Daniel Solon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário