quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PSTU INAUGURA ESPAÇO CULTURAL “MÚSICA DE PRETO” EM PARNAÍBA (PI).


Em Parnaíba, os militantes do PSTU Piauí, no dia 29 de dezembro de 2012, lançaram o “Música de Preto”, um espaço cultural para reunir grupos artísticos e culturais do nosso Estado, com o objetivo de desenvolver, socializar e divulgar uma produção independente.
Sabemos o quanto é difícil para aqueles que se contrapõem à degradação social e cultural decorrentes da mercantilização da vida humana sobreviverem sem se adequarem as exigências do mercado, distanciando-se de uma produção cultural com identidade própria, crítica, que nos faz refletir sobre o mundo e que nos projeta para repensarmos nossos valores.
Durante a campanha para a Prefeitura de Teresina do ano passado, nosso candidato, Daniel Sólon, defendeu muito que somente com a garantia de investimento de recursos públicos é que teríamos incentivo à uma produção cultural independente. Como exemplo, Daniel denunciou a situação dos artistas contemplados pela Fundação Monsenhor Chaves, órgão público municipal, cujos editais não atendem as necessidades dos artistas, com verbas reduzidas e repasses demorados.




CULTURA É VONTADE DE MUDAR

Infelizmente sem investimento público, muitos bons projetos não são executados e a produção cultural em massa do país está entregue nas mãos dos empresários. Eles decidem quais os espetáculos que entram em Cartaz, quais os CD`s são lançados e que livros são editados. Através desse mercado, reproduzem uma cultura regada por velhos preconceitos e discriminações, que nos dividem enquanto classe e nos separam por valores e ideologias que nos distanciam ao invés de nos identificar.
A cultura não é uma mercadoria, que se embala e vende como um enlatado na prateleira dos supermercados. Cultura são expressões que saem da vida, é vontade de mudar. Existência que se reinventa e resiste à massificação cotidiana imposta pela reprodução capitalista, pela alienação do trabalho, pela ideologia dominante.
Por isso o PSTU abre o espaço “MÚSICA DE PRETO” como um programa cultural irreverente em Parnaíba, nas mãos dos próprios artistas e não de empresários. Além de disseminar a livre manifestação artística e cultural, revertemos o dinheiro da comida e da bebida para o sustento do partido, assim contribuímos para manter nossa independência política e financeira.
Para dar continuidade a esse projeto, convidamos todos os trabalhadores, trabalhadoras e estudantes a apreciarem e construírem esse espaço, fortalecendo uma perspectiva de cultura crítica e ativa, de indivíduos enquanto protagonista de transformações políticas, sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário