terça-feira, 28 de agosto de 2012

Daniel Solon defende municipalização do hospital São Marcos e mais poderes para o Conselho Municipal de Saúde



Elmano, Wellington e Beto fugiram do debate, com medo das críticas pelo sucateamento e privatização da saúde nos governos do PTB, PT e PSB.

O candidato a prefeito pelo PSTU, Daniel Solon, em sabatina no Conselho Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira, propôs medidas emergenciais para atacar a grave crise de falta de leitos em hospitais públicos.  “É desumano ver pessoas morrendo sem atendimento nos hospitais públicos, ou sofrendo nos corredores, enquanto hospitais privados estão praticando uma verdadeira especulação com leitos vagos. Propomos reverter o atual processo de privatização da saúde, aumentando investimentos no setor público e até mesmo municipalizando hospitais ditos filantrópicos, como o Hospital São Marcos”, afirmou Daniel Solon.

Daniel Solon criticou o avançado processo de privatização da saúde em Teresina, que se consolidou nas gestões de tucanos e petebistas. "Os dados do IBGE mostram que nos últimos anos houve a diminuição de postos e hospitais públicos e um assustador crescimento de hospitais privados em Teresina. Esse processo de privatização se acelerou nos últimos anos, com a participação direta de Firmino Filho enquanto prefeito e como presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Tal política continuou vigorando na gestão Elmano Férrer (PTB). Segundo o IBGE, 79,5% dos postos e hospitais em Teresina são particulares, onde o objetivo principal é o lucro, inclusive em hospitais que se autodenominam ‘filantrópicos’”. Ele também criticou a ausência dos candidatos do PTB, PT e PSB cujas políticas implementadas em seus governos resultaram em mais precarização e privatização da saúde pública.

Para Daniel Solon, é preciso dobrar os investimentos em saúde pública no país (6% do PIB nacionalmente e no mínimo 15% do orçamento municipal exclusivamente na saúde pública) e investir em prevenção, dotando a cidade de tratamento de esgoto e correta coleta do lixo domiciliar.

 “83% do esgoto em Teresina não recebe qualquer tratamento. Sabemos que para cada real investido em saneamento básico, podem ser economizados três reais em tratamento de doenças. Doenças como a dengue se alastram também por falta de saneamento e por falta de bom serviço de coleta de lixo”, completou.

Daniel Solon defende melhor remuneração dos trabalhadores da saúde, com a diminuição da jornada de trabalho, sem redução de salários, para enfermeiros e outras categorias. Defende ainda a melhoria da rede pública de postos e hospitais.

“Hoje, postos de saúde não são capazes de fazer procedimentos simples como um curativo. Para se conseguir uma consulta com um especialista e para se receber o resultado de exames, é um exercício de grande paciência. É um verdadeiro desrespeito inclusive para com idosos, que enfrentam filas para atendimento, ainda pela madrugada”, afirmou. “Estão brincando com a vida das pessoas, em nome do lucro de hospitais privados, que faturam mais ainda com o sucateamento da saúde pública”, disse.


Ele defendeu mais poderes ao Conselho Municipal de Saúde e participação popular na escolha de diretores de hospitais, postos e centros de saúde. “O Conselho, atualmente, tem um caráter fortemente consultivo e os gestores raramente atendem ao que os conselheiros definem. Defendemos que o Conselho é que defina efetivamente as políticas de saúde pública e que não tenha participação de empresas privadas. Os diretores de hospitais, postos e centros de saúde devem ser eleitos pelos trabalhadores da saúde e pela comunidade de usuários. O critério da escolha de dirigente pelo bilhete político é prejudicial para a saúde", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário