quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TERESINA PRECISA DE UMA FRENTE DE ESQUERDA CLASSISTA E SOCIALISTA NAS ELEIÇÕES

Contra os governos e patrões: unir PSTU, PSOL e PCB para defender direitos à moradia, saúde, educação e transporte público de boa qualidade!

A vida está cada vez mais difícil para os trabalhadores, juventude e o povo pobre de Teresina. Por isso, precisamos de uma alternativa nas lutas e nas eleições de 2012. O PSTU propõe aos companheiros/as do PSOL e do PCB a construção de uma frente de esquerda, com um programa classista e socialista, em oposição aos governos Dilma (PT, PC do B, PMDB...), Wilson Martins (PSB), Elmano Ferrer (PTB/JVC) e contra a oposição burguesa (PSDB, PV, PSD...). Uma frente que organize a classe trabalhadora, a juventude e o povo pobre para lutar contra os desmandos dos governos de plantão, todos eles subordinados aos grandes empresários e latifundiários.
Para o PSTU, essa frente não pode ter a presença de nenhum representante de partidos burgueses (os partidos dos ricos e poderosos) ou que façam parte dos governos federal, estadual ou municipais. Devemos ter uma posição firme contra a política privatista de Dilma, Wilson e Elmano, que atacam também os direitos dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. Também é muito importante que a frente de esquerda seja financiada voluntariamente pela classe trabalhadora e juventude, sem nenhum tostão de empresas ou empresários.
Precisamos unir os que lutam nas ruas juntos com os operários, professores, estudantes, profissionais da saúde e o povo pobre contra os ricos e poderosos, em torno de um programa classista e socialista, que defenda, dentre outros pontos:
- A estatização do transporte urbano de Teresina (fim do contrato com o Setut; criação de empresa municipal de transporte coletivo, com diminuição e congelamento da passagem de ônibus; passe-livre para estudantes e desempregados)
- Programa de construção de moradias populares, sem a participação de empreiteiras e construtoras privadas; fim da especulação imobiliária (expropriação de grandes terrenos ociosos, legalização das ocupações dos sem-teto); diminuição e isenção de IPTU aos mais pobres.
- Aumento de impostos aos ricos (IPTU e ITBI progressivos), fim de isenções de ISS para as grandes empresas.
- Saúde pública, gratuita e de boa qualidade: estatização das grandes clínicas e hospitais particulares; cobertura de rede de água e tratamento de esgoto em 100% do município; distribuição gratuita de remédios
- Educação pública, gratuita e de qualidade: mais verbas para a rede pública; estatização da rede de ensino particular.
- Reposição imediata das perdas salariais históricas dos servidores municipais de Teresina. Fim das terceirizações, sem demissões.
- Mais verbas para a cultura; fim da privatização do setor.
- Defesa intransigente do meio-ambiente;
- Combate ao machismo, racismo e homofobia.
- Não ao pagamento da dívida pública!
A frente de esquerda classista e socialista deve ser construída de forma democrática, com participação dos ativistas, respeitando o peso social dos partidos e organizações envolvidas neste processo. Neste sentido, chamamos toda a militância dos movimentos sociais e ativistas socialistas a se somarem a este processo, com o aprofundamento das discussões em torno de um programa classista e socialista para Teresina, assim como a discussão a respeito de composição de candidaturas.
Por um governo socialista, da classe trabalhadora!
Teresina, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário